Especialidades

Urologia

O que faz um urologista?
A Urologia é uma especialidade médica que cuida, principalmente, do trato urinário tanto masculino quanto feminino e dos órgãos reprodutores dos homens. Os urologistas são treinados para tratar, identificar e acompanhar os pacientes com distúrbios urológicos. Os principais órgãos na qual o especialista cuida são: rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).

Subespecialidades na urologia:
A urologia possui diversas ramificações, dentre elas as principais são:
.Urologia Oncológica
Essa especialidade diz respeito a diagnosticar e tratar doenças genitourinárias malignas como câncer, obstrução urinária causa por câncer de caráter ginecológicos.
.Andrologia
Essa especialidade concentra-se no sistema reprodutor masculino. Dentro das atividades que um andrologista tem, é diagnosticar e tratar homens que possuem disfunção erétil, distúrbios ejaculatórios, infertilidade masculina e distúrbios relacionados com a deficiência da testosterona.
.Urologia pediátrica
A urologia pediátrica diz respeito a distúrbios urológicos em crianças. Tais distúrbios incluem criptorquidismo, anormalidades congênitas do trato geniturinário, enurese noturna e genitália ambígua.
.Urologia feminina (uro-ginecologia)
Na urologia feminina trata-se, principalmente, bexiga hiperativa, do prolapso dos órgãos pélvicos e da incontinência urinária. Além disso possuem conhecimento abrangente sobre assoalho pélvico feminino, compreensão íntima da fisiologia e da patologia da micção.